Os pacientes relatam alívio mais significativo da dor coma a acupuntura do que com o tratamento convencional
Foi comprovado que a acupuntura é mais efetiva do que os tratamentos convencionais para lombalgia, embora não tenha sido mais efetiva do que uma simulação do procedimento de colocação das agulhas.
O estudo alemão comparou resultados de 1.162 pacientes com lombalgia crônica tratados com acupuntura chinesa tradicional, acupuntura simulada, ou uma abordagem convencional de tratamento de lombalgia usando fármacos, fisioterapia e exercício. Segundo os pesquisadores, este estudo é a maior investigação sobre acupuntura vs. tratamento não cirúrgico convencional para lombalgia até então relatada.
“A acupuntura representa uma opção de tratamento altamente promissora e efetiva para a dor na coluna dorsal crônica”, afirma o pesquisador Heinz Endres, MD. “Os pacientes não só experimentaram a diminuição da intensidade da dor como também relataram melhora da incapacitação que frequentemente resulta da condição—e, portanto, melhora da qualidade de suas vidas”.
Acupuntura para dores vertebrais
Segundo Endres, até 85% das pessoas sofrerão de lombalgia em algum momento da vida. A dor pode durar alguns dias ou persistir como lombalgia crônica durante meses e anos.
Embora uma recente revisão da pesquisa tenha mostrado que a acupuntura é útil para o tratamento da lombalgia quando aliada a outras terapias, o estudo mais recente foi delineado para determinar se a acupuntura é um tratamento efetivo por si só.
A acupuntura foi fornecida em 10 sessões de 30 minutos de duração, ao longo de 6 semanas. Os pacientes que receberam tratamentos convencionais foram submetidos a um número total de tratamentos semelhante, sendo que estes incluíram exercício, medicação analgésica e fármacos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs).
Os grupos submetidos à acupuntura receberam permissão para usar medicação somente para os episódios agudos de dor na coluna dorsal. Essa medicação consistia em usar AINEs no máximo 2 dias por semana, durante o período do tratamento.
A acupuntura tradicional envolveu a inserção de agulhas em pontos e profundidades estabelecidas do corpo, bem como a manipulação das agulhas em conformidade com a antiga prática chinesa. No tratamento simulado, as agulhas foram inseridas na região da coluna lombar e a profundidades mais superficiais em pontos que não eram os de acupuntura, e sem manipular as agulhas.
Os pacientes submetidos aos tratamentos tradicional e de acupuntura simulada foram quase duas vezes mais propensos a relatarem respostas associadas ao tratamento após 6 meses, em comparação aos pacientes não submetidos à acupuntura.
As respostas foram definidas como uma melhora de 33% na dor ou uma melhora de 12% na capacidade funcional. “Como a acupuntura tem baixo risco de efeitos colaterais e poucas contraindicações, deve ser incluída no catálogo de tratamentos recomendados para dores agudas e crônicas na coluna dorsal, ainda que—assim como para outras formas de tratamento—sempre haja alguns pacientes irresponsivos”, diz Endres.
Leave a Reply