O que mostra a ciência sobre a tradicional terapia chinesa para dor, estresse, insônia e infertilidade—e mais: como escolher um acupunturista.
O que é exatamente a acupuntura?
Durante uma sessão de acupuntura, ocorre a inserção de agulhas de aço inoxidável finas logo abaixo da pele, em vários pontos de pressão. De acordo com a medicina tradicional chinesa, as agulhas estimulam os meridianos (ou canais de energia) do corpo nesses pontos. Além do alívio da dor, a acupuntura é usada para tratar insônia, enxaquecas, disfunção sexual e infertilidade.
A acupuntura funciona? O que dizem os especialistas
Uma metanálise realizada em 2012 envolvendo estudos sobre acupuntura comparou o tratamento médico padrão (p. ex., exame médico e medicações) à acupuntura para dor corporal, cefaleias crônicas e osteoartrite. Foi constatado que a acupuntura propiciava um benefício estatisticamente significativo. “Encontramos um efeito mensurável”, explicou o coautor Andrew Vickers, bioestatístico no Memorial Sloan Kettering Cancer Center. “Se a acupuntura fosse um fármaco, diríamos que esse fármaco funciona.”
Em 2017, o American College of Sports Physicians listou a acupuntura como um tratamento efetivo para lombalgias. No mesmo ano, um estudo publicado no periódico Brain mostrou que a acupuntura era um tratamento eficiente para o sistema do túnel do carpo, por remapeamento do circuito cerebral.
Em termos de insônia, uma metanálise conduzida em 2009 envolvendo 46 estudos publicada no Journal of Alternative and Complementary Medicine mostrou que a acupuntura produzia efeito estatisticamente benéfico na duração total do sono, em comparação com o observado na ausência de tratamento e com a adição de medicações.
Em 2013, estudos relataram que vários estudos demonstravam que mulheres submetidas à acupuntura para tratamento de condições causadoras de infertilidade (p. ex., síndrome dos ovários policísticos) exibem maior frequência de gestações e nascimentos. Pacientes que usavam acupuntura combinada à medicina tradicional alcançavam maior sucesso.
É preciso salientar que não existe um consenso científico certeiro sobre a acupuntura. Alguns estudos relataram ausência de benefício da acupuntura vs. placebo. No entanto, um artigo publicado em maio de 2017 no Journal of Alternative and Complementary Medicine sugeriu a existência de uma tendenciosidade médica pervasiva contra a acupuntura, devido a suas raízes na medicina Oriental.
Como a acupuntura funciona?
Os cientistas não estão conclusivamente certos quanto ao porquê a acupuntura parece funcionar. Alguns propõem que a lesão minúscula causada pela agulha de acupuntura provoca influxo de proteínas para a área e isso estimula um modo reparo-e-cicatrização e uma resposta de alívio da dor.
Outros colocam que um efeito placebo pode ser parcialmente responsável (destacando que, quando se trata de aliviar a dor, se um placebo é capaz de promover alguma medida de alívio, isso não deve ser desprezado). A acupuntura pode ser uma terapia efetiva para infertilidade, uma vez que comprovadamente diminui os níveis de estresse do corpo; altos níveis de hormônios do estresse podem diminuir os níveis dos hormônios da fertilidade, como a progesterona.
O efeito do procedimento sobre o estresse também pode explicar por que a acupuntura pode ser efetiva para cefaleias, dor na coluna dorsal e insônia.
Leave a Reply